sábado, 19 de março de 2011

Na morte de Warren Christopher, secretário de Estado no primeiro mandato de Bill Clinton


Warren Christopher, secretário de Estado norte-americano durante o primeiro mandato da Presidência Clinton (1993-1997), sub-secretário de Estado na Administração Carter (no consulado de Cyrus Vance) e procurador-geral-adjunto na Administração Johnson, morreu esta sexta-feira, aos 85 anos, vítima de cancro.

Diplomata de prestígio, advogado formado em Stanford, nasceu no Dakota do Norte, mas cresceu na Califórnia, para onde a família tinha partido, em busca de uma vida melhor, a fugir da Grande Depressão dos anos 30.

Como chefe da diplomacia americana, ajudou Bill Clinton nos sucessos dos anos 90: Dayton, Oslo, expansão da NATO, pressão sobre a China em relação aos direitos humanos.

Foi rendido no Departamento de Estado por Madeleine Albright. Em 2000, fez parte da comissão que supervisionou a recontagem dos votos na Florida, nas presidenciais que deram a vitória a George W. Bush sobre Al Gore.

No final de 2008, após a vitória eleitoral de Barack Obama, dirigiu a equipa de transição no Departamento de Estado, na passagem de testemunho de Condoleeza Rice para Hillary Clinton.

Sem comentários: