O blogue que, desde novembro de 2008, lhe conta tudo o que acontece na política americana, com os olhos postos nos últimos dois anos da era Obama e na corrida às eleições presidenciais de 2016
terça-feira, 14 de julho de 2009
A primeira visita oficial a África: frases fortes de Obama
Barack escolheu o Gana para o apontar como um exemplo de excepção em África, que escapou à corrupção e se mantém como um caso de sucesso. Recusou o discurso paternalista e pôs o dedo na ferida sobre o que tem falhado em África. Mais uma vez, um discurso notável. Começa a ser repetitivo dizer isto sobre Obama, mas continua a ser sempre assim...
«O sangue de África corre-me nas veias e a história da minha família acompanha os triunfos e as tragédias de África»
«A história está do lado dos bravos africanos (que lutam pela democracia), não dos que usam golpes ou mudam constituições para subir ao poder. África não precisa de homens fortes, precisa de instituições fortes»
«África não é uma crua caricatura de um continente em guerra. Mas para demasiados africanos, o conflito é uma parte da vida, tão constante como o sol»
«Há ainda demasiadas crianças a morrer de doenças que não as deviam matar. Quando crianças morrem por causa de uma picada de mosquito, ou quando mães morrem no parto, então sabemos que temos mais progressos a fazer»
«O século XXI será marcado por aquilo que acontecer não apenas em Roma, Moscovo ou Washington, mas também no Gana»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Notaram-se emoções verdadeiras nestas frases de Obama .
Encanta-me em Obama o ideário de quem ainda com alma crê na possibilidade de mudar o mundo ...
E sem dúvida que promove a reflexão e a mudança.
Um beijinho
Enviar um comentário