O blogue que, desde novembro de 2008, lhe conta tudo o que acontece na política americana, com os olhos postos nos últimos dois anos da era Obama e na corrida às eleições presidenciais de 2016
domingo, 30 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
Senado dos EUA aprova Reforma do Sistema Financeiro
Depois de uma primeira aprovação na Câmara dos Representantes, a proposta dos democratas foi aprovada no Senado por 59-39. É uma grande vitória de Barack Obama, mas também dos senadores Harry Reid (Nevada), Chris Dodd (Connecticut) e, ainda, do congressista Barney Frank, do Massachussets.
O Presidente deverá assinar a lei nas próximas semanas, certamente antes do 4 de Julho.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
quinta-feira, 20 de maio de 2010
quarta-feira, 19 de maio de 2010
'Mini' Super Terça-Feira nas primárias para o Senado: o adeus de Arlen Specter
É um dos veteranos do Capitólio: senador há três décadas, trocou o Partido Republicano pelos democratas depois de ter apoiado o «stimulus package» de Obama. Mas Arlen Specter não vai conseguir ir, sequer, a eleições em Novembro, porque perdeu a batalha pela nomeação para Joe Sestak, congressista democrata da Pensilvânia.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
domingo, 16 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
quarta-feira, 12 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
Lançamento Lisboa do livro «Histórias da Casa Branca»
Germano Almeida apresentou «Histórias da Casa Branca» em Lisboa
Por Ana Soares
«Depois de na passada quarta-feira ter lançado o livro Histórias da Casa Branca no Porto, então numa cerimónia com mais de cem pessoas, Germano Almeida, 32 anos, jornalista de A BOLA, apresentou o seu livro em Lisboa, ladeado pelo general Loureiro dos Santos, que prefaciou o livro e por Vítor Serpa, director de A BOLA.
"Este livro surgiu porque vi que valia a pena fazer uma selecção de textos resultantes de alguns anos de trabalho, que as pessoas têm interesse neste tema. Fala do Obama candidato e do Obama presidente. Do seu pragmatismo, como o discurso sobre um mundo sem armas nucleares e o facto de ter depois recebido o prémio Nobel da Paz. Falta saber é se Obama será um presidente de sucesso", disse o autor.
Histórias da Casa Branca é um livro com vários nascimentos, várias origens. Reúne textos publicados aqui mesmo no site de A BOLA, no extinto jornal Sexta e na blogosfera no Casa Branca. Textos que já lhe roubaram muitas horas de sono. Sono que, por outro lado, Germano Almeida gosta muito de perder quanto o tema lhe é assim tão grato.
«São textos jornalísticos e não artigos de opinião, ainda que a minha opinião esteja por lá. A caminhada de Obama até à presidência dos Estados Unidos, desde a convenção democrática de Julho de 2004, passando pela eleição de 4 de Novembro de 2008 e os maiores desafios da sua presidência.. É, no fundo, a minha visão sobre um fenómeno que aconteceu na América, ainda acontece, e que, todos o sabemos, não poderia ainda acontecer num país europeu», acrescentou Germano Almeida, numa pequena aula que, literalmente, deu à plateia extensa que juntou em Lisboa, na livraria Bertrand, do Picoas Plaza.
Vítor Serpa destacou o «atrevimento» demonstrado por Germano Almeida com a entrada num campo delicado e sublinhou ainda o orgulho que sente por ver jornalistas de A BOLA enveredarem por áreas além do desporto. «Pegando numa outra frase célebre, arriscaria dizer que alguém que sabe só de desporto, nem de desporto sabe», acrescentou o director do jornal.
O general Loureiro dos Santos, por sua vez, contou o processo que o levou a prefaciar o livro: «Estranhei quando o Germano me telefonou, mas quando li o que ele escreveu sobre questões internacionais a que muito me dedico, confesso que fiquei muito surpreendido e impressionado. Fui ultrapassado pela perspicácia de um jovem sobre o fenómeno Obama», elogiou.
Com a chancela da Prime Books e o apoio da Fundação Luso-Americana, «Histórias da Casa Branca» está à venda nas grandes livrarias por € 12.90.»
in A BOLA.pt
sábado, 8 de maio de 2010
Lançamento LISBOA do livro Histórias da Casa Branca
CONVITE - APRESENTAÇÃO LISBOA
HISTÓRIAS DA CASA BRANCA
Como o fenómeno Obama está a mudar a América e o Mundo
Data: 10 de Maio de 2010
Hora: 18.00
Local: Bertrand Picoas Plaza
Autor: Germano Almeida
Apresentação: General Loureiro dos Santos e Vítor Serpa (director de A Bola)
Edição: Prime Books
Apoio: Fundação Luso-Americana
Prefácio: General Loureiro dos Santos
ESTÃO TODOS CONVIDADOS!
PS: queria, entretanto, agradecer a enorme promoção que estes lançamentos têm tido na blogosfera. Peço desculpa se me está a escapar alguém, mas os que detectei foram o Era Uma Vez na América, Blasfémias, Máquina Política, Obamatório, Culturascópio, Relações Internacionais, Dor no Menisco, Força nas Canetas, Maria no Reino de Esther , Bola na Área e Porto de Leixões.
Muito obrigado.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Apresentação PORTO do livro «Histórias da Casa Branca»
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Lançamento do livro HISTÓRIAS DA CASA BRANCA
LANÇAMENTO PORTO
«HISTÓRIAS DA CASA BRANCA»
Como o fenómeno Obama está a mudar a América e o Mundo
Data: 5 de Maio de 2010
Hora: 21.30
Local: FNAC MarShopping
Autor: Germano Almeida
Apresentação: Carlos Daniel (RTP)
Edição: Prime Books
Apoio: Fundação Luso-Americana
Prefácio: General Loureiro dos Santos
APRESENTAÇÃO LISBOA
Data: 10 de Maio de 2010
Hora: 18.00
Local: Bertrand Picoas Plaza
Autor: Germano Almeida
Apresentação: General Loureiro dos Santos e Vítor Serpa (director de A Bola)
Edição: Prime Books
Apoio: Fundação Luso-Americana
Prefácio: General Loureiro dos Santos
Ao início, poucos acreditavam que era possível. Mas a eloquência invulgar de um jovem senador negro, com um nome esquisito e uma história de vida entusiasmante, começou a dar nas vistas -- na América e no Mundo.
Barack Hussein Obama, o primeiro afro-americano a conquistar a Presidência dos Estados Unidos, protagonizou a mais notável caminhada de que há memória numa campanha política.
Partiu como 'underdog' da corrida democrata, mas foi capaz de ultrapassar a favorita Hillary Clinton e de vencer John McCain na eleição geral, graças a uma extraordinária campanha. Antes do Verão de 2004, só era conhecido em Chicago. Depois do brilhante discurso de elogio a John Kerry, nunca mais deixou de ser alvo das atenções mediáticas.
De 'rock star' a líder inspirador, Barack Obama conheceu ascensão meteórica que o levou, em apenas quatro anos, de mero desconhecido a titular do mais influente cargo político do Mundo. Só mesmo na América.
Nove meses na Casa Branca bastaram-lhe para ser distinguido com o Prémio Nobel da Paz – escolha que gerou sentimentos contraditórios. Os episódios mais recentes já não são tão poéticos: as perdas de popularidade, uma crispação crescente da ala conservadora, novas ameaças terroristas. Mas a aprovação da Reforma da Saúde e a assinatura do Tratado START conferiram novo fôlego para o segundo ano de administração.
Com este livro, fica a conhecer os dois pólos do fenómeno Obama: a dimensão histórica e o lado lunar. As vitórias que pareciam impossíveis e as inquietações geradas pelo «fantasma», que vai ganhando forma, de poder falhar a reeleição.
Num registo jornalístico, em cerca de meia centena de artigos que foram publicados no jornal Sexta e, mais recentemente, na rubrica «Histórias da Casa Branca» do site de A Bola, secção Outros Mundos, Germano Almeida relata factos, cruza opiniões e dá-lhe pistas para tentar compreender o universo amplo, diverso e complexo da política americana.
Com a chancela da Prime Books e o apoio da Fundação Luso-Americana, «Histórias da Casa Branca» conta com o prefácio do general Loureiro dos Santos e os testemunhos do director de A Bola, Vítor Serpa, dos jornalistas João Bonzinho (A Bola) e Carlos Daniel (RTP) e ainda do prof. Carlos Santos, analista de política internacional e professor na Universidade Católica do Porto.
A apresentação do livro será feita pelo jornalista Carlos Daniel, da RTP, no Porto, e será partilhada pelo director de A Bola, Vítor Serpa, e pelo General Loureiro dos Santos, em Lisboa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)