terça-feira, 21 de julho de 2009

Madeleine Albright e o discurso de Obama no Cairo e na Gana


«O Presidente Obama é, ele próprio, um símbolo de algo que é muito importante sobre a América - a sua diversidade. Ele sabe mostrar-se orgulhoso dessa diversidade. Fê-lo agora, de novo, no Gana. O Presidente pronunciou a palavra muçulmano no seu discurso inaugural. Nenhum Presidente o tinha feito até hoje. Deixou clara a sua compreensão do Islão, lembrando que tem familiares muçulmanos. E fez uma coisa em que é verdadeiramente brilhante: ir direito ao âmago de um assunto, apresentando de uma forma extremamente clara os seus pontos de vista.
Estou muito satisfeita pelo facto de pessoas que vieram de países muçulmanos terem dito o que me disse que disseram - um pré e um pós-Cairo. Foi um discurso histórico.»


MADELEINE ALBRIGHT, secretária de Estado dos EUA entre 1997 e 2001, primeira mulher a chefiar a diplomacia norte-americana (abriu caminho a Condoleeza Rice e Hillary Clinton), apoiante de Hillary nas primárias democratas de 2008, excerto da entrevista concedida a Teresa de Sousa, no Público

Sem comentários: