O blogue que, desde novembro de 2008, lhe conta tudo o que acontece na política americana, com os olhos postos nos últimos dois anos da era Obama e na corrida às eleições presidenciais de 2016
segunda-feira, 2 de março de 2009
Kathleen Sebelius será mesmo a secretária da Saúde
Kathleen Sebelius, governadora do Kansas, 61 anos, será a secretária da Saúde da Administração Obama. O cargo estava vago desde a nomeação abortada de Tom Dashle, antigo senador pelo Dakota do Sul, por problemas fiscais.
Barack Obama acabou por confirmar, hoje, uma escolha que aqui, no CASA BRANCA, havíamos apontado como sendo a mais provável, em post publicado no passado dia 4 de Fevereiro. Sebelius foi uma das primeiras figuras nacionais do Partido Democrata a apoiar a candidatura presidencial de Obama -- e será dela a expressão «golben boy», quando, num comício, falou sobre a dualidade racial de Barack: «Se ele é mais negro ou branco? Para mim, é o 'golden boy' da política americana. O que ele tem de mais fantástico é o lado sensato, típico de um filho de uma natural do Kansas...»
Kathleen chegou a estar na shortlist da Obama para a vice-presidência e era, entre o núcleo duro de Barack durante a campanha, a figura de proa que faltava colocar na administração.
Como governadora democrata de um estado do Midwest, tipicamente conservador, Kathleen Sebelius espelha uma fatia muito relevante da base eleitoral que deu uma grande vitória a Barack Obama.
Profundamente católica, mas defensora do direito de escolha na questão do aborto, a nomeação de Sebelius para a Saúde já está a despertar críticas em movimentos anti-aborto, como se pode ver na peça da CBS que publicamos em baixo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário