Obama aguentou os 252 Grandes Eleitores ganhos por John Kerry em 2004 e arrebatou nove estados aos republicanos: Florida, Ohio, Carolina do Norte, Virgínio, Indiana, Iowa, Colorado, Novo México e Nevada.
O democrata fez o pleno do Oeste (California, Oregon e Washington) e ganhou quase toda a Costa Leste (só lhe escapou Carolina do Sul e Geórgia, que do ponto de vista político são vistos como «estados do Sul»).
O mais surpreendente foram as conquistas de Barack no Midwest (Ohio, Virgínia, Iowa, Indiana, Colorado e Novo México).
McCain não conquistou qualquer estado aos democratas, na comparação com 2004, apesar de ter apostado forte na Pensilvânia e no New Hampshire.
Virgínia e Indiana não votavam num nomeado presidencial democrata desde 1964. A única perda significativa de Obama foi no Missouri, disputado à pele (4800 votos de diferença em quase três milhões de votos expressos, com vantagem para McCain).
Desde 1956 que o Missouri declarava o vencedor nacional. Isso, desta vez, não aconteceu.
A vantagem de Obama no Colégio Eleitoral (364/174) situa-se no quadro das diferenças mais claras das últimas décadas. Está bem acima das duas vitórias de Bush filho, próxima do triunfo de Clinton na reeleição (379 contra 159 de Bob Dole).
Sem comentários:
Enviar um comentário