O blogue que, desde novembro de 2008, lhe conta tudo o que acontece na política americana, com os olhos postos nos últimos dois anos da era Obama e na corrida às eleições presidenciais de 2016
sábado, 24 de janeiro de 2009
Figuras-chave na sombra (I): Jim Steinberg
James B. Steinberg, 55 anos, é o número dois de Hillary Clinton no Departamento de Estado. E é, também, uma das provas da jewish connection da Administração Obama.
Formado em Harvard e em Yale (faz o pleno das principais referências da Ivy League...), este judeu de origem apoiou Hillary nas primárias, mas foi um dos principais conselheiros de Obama em questões do Médio Oriente, durante o período de transição.
Esteve na shorlist para o cargo de Conselheiro de Segurança Nacional (que acabou por ser atribuído ao general Jim Jones), mas a sua escolha para secretário de Estado adjunto mostra bem como, apesar da vontade mostrada por Obama em abrir uma nova página na questão israelo-palestiniana, o lado americano continua muito claro.
Académico e intelectual respeitado, dirigiu, nos últimos anos, a Lyndon Johnson School of Public Affairs da Universidade de Austin.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário